A Banda

História

Mais de 80 anos ao Serviço da Música

A Banda Musical de S. Martinho-Campo é uma colectividade cultural, artística e recreativa, fundada em 1929 pelo Sr. José Teixeira Ferreira, tendo feito a sua primeira actuação em público em 27 de Março desse mesmo ano.

Em 1950 foi criado, no seio da Banda um grupo coral, com o intuito de participar nas celebrações religiosas e que tem, desde há muitos anos, um nível considerável, sendo elogiado por muitos párocos de várias freguesias, a ponto de ser muitas vezes a banda preferida pelo seu bom desempenho neste serviço.

No ano de 1968 a Banda Musical de S. Martinho-Campo inaugurou a sua própria sede, graças ao esforço dos seus componentes na construção dessa obra.

Em 1978 foi esta colectividade filiada no Cartório Notarial de Valongo, tendo ao mesmo tempo elaborado os seus estatutos para que o nome de colectividade fosse legitimado e divulgado no Diário da República.

Constituída por cerca de 50 elementos, a Banda Musical de S. Martinho-Campo dedicou-se desde sempre à animação de romarias, festividades, concertos e, acima de tudo, ao ensino de uma das Artes mais belas que existem no mundo.

Neste sentido a Banda Musical de S. Martinho-Campo tem actuado em diversos pontos no país, com bandas de grande relevo nacional, bem como prestado homenagem a diversas entidades públicas.

Nos últimos anos esta banda tem levado a cabo um esforço significativo, no sentido de promover o seu nome musicalmente, por forma a atingir um valor artístico de grande destaque. Para isso contribui em grande parte o esforço do Maestro e diversos elementos da banda que se dedicam ao ensino de todas as crianças e adultos que frequentam as nossas instalações.

A Banda Musical de S. Martinho de Campo – Valongo, pelos relevantes serviços prestados à comunidade em geral no fomento da cultura, foi considerada Instituição de Utilidade Pública pelo Despacho n.º 7996/2012 do Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do dia 24 de Maio de 2012.